O que te mantém estagnado profissionalmente

outubro 28, 2020by Janaina Velloza

O que te mantém estagnado profissionalmente?

Se você …
1. Acredita que não pode errar;
2. Precisa ter resposta para tudo;
3. Não sabe dizer que não sabe;
4. Acha que não tem tempo;
Eu tenho uma notícia para te dar:
Até esse momento, talvez não tivesse consciência, mas estava numa enrascada.
Se a habilidade do futuro “é aprender a aprender” você está estagnado profissionalmente.
A parte boa disso é que agora eu acabei de te apresentar os grandes inimigos do seu crescimento profissional e, com essa nova consciência, é possível modificar sua atitude da próxima vez em que se sentir praticamente obrigado a “chutar” uma resposta para alguma pergunta que te foi feita, só por não conseguir admitir que não sabe;
Você já ouviu que ninguém nasceu sabendo, certo? Pois é e vai morrer sem saber muita coisa também… o nosso sistema educacional é um exemplo disso. Quanto mais estudamos, mais nos especializamos em uma determinada área, cada vez sabemos mais profundamente sobre cada vez menos.
Não saber e admitir que não sabe além de libertador, é a maior abertura que oferece a você mesmo para ir de encontro à soluções jamais pensadas para velhas questões que te atormentam. EXPERIMENTE não saber, mesmo que até acredite saber um pouco sobre o assunto. Experimente por um tempo, por menor que seja, ficar sem saber a resposta que deseja. Faça isso de forma consciente.
Outro benefício em conhecer seus inimigos é que pode agora se lembrar de que é humano, que humanos erram e que evitando o erro você só perde muitas oportunidades de aprender, de experimentar outros caminhos que possivelmente te levariam até mais rápido ao “acerto”. Afinal errar não te torna fraco. Ao contrário do que pode imaginar, em nada isso tem a ver com fraqueza. Ser vulnerável é diferente de ser fraco e vulneráveis somos todos, eu você e quem mais te vier à cabeça nesse momento.
Isso mesmo. Até essa pessoa que você imaginou aí.
Está bem, Janaina, você falou, falou e estou sem tempo pra ler até o final. Ah é? Então essa é para você: Se falta de tempo realmente fosse justificativa para alguma coisa, só os desocupados teriam sucesso. Essa frase não é minha não, é de Flávio Augusto, do Geração de Valor, mas é uma das melhores que eu conheço para te “chacoalhar” enquanto lê esse texto.
Temos todos as mesmas 24 horas num dia. O que pode estar te faltando na realidade é saber o que é prioridade para você.
E está tudo bem, saber o que se quer não é tão trivial quanto parece, mas normalmente sem saber o que querer fica mesmo difícil organizar prioridades e fazer o tempo dar conta do que realmente importa para você.
Se quiser e achar que faz sentido substitua no seu discurso a expressão “não tenho tempo” por “isso não é prioridade agora” e veja o que descobre sobre você mesmo quando dá essa justificativa para fazer ou deixar de fazer coisas.
E aí, o que pôde aprender por aqui? Se sua resposta foi: Nada, ouso dizer que muito provavelmente ainda não será possível fazer um movimento para sair da estagnação da qual se queixa.
Se você gostou desse conteúdo, curta, comente, compartilhe, se ficou com raiva de mim, melhor ainda, te peço com muito amor: use essa energia para tomar alguma atitude diferente do usual para tirar o pé da lama da estagnação na qual se encontra.
Um beijo.

by Janaina Velloza

Formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana e Woman To Be, analista comportamental formada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), membro da ICF (Internacional Coach Federation) em processo de certificação. Idealizadora do workshop “Dando um novo sentido ao trabalho” e do Programa “Coaching no Escritório“, atualmente cursando o Programa Pathwork de Transformação Pessoal.

ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.
ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?