Não há dor!

abril 11, 2022by Janaina Velloza

Não há dor!

Esta foi a resposta dada por um cliente quando questionado sobre qual era a dor de estar na situação por ele relatada ao procurar por meu trabalho. Segui com a sessão enquanto ouvia muito sobre a necessidade de certezas, de garantias e o meu radar medo foi ativado: Onde há muito desse tipo de necessidade há medo e onde há medo, há dor! Explico.

Por muito tempo eu ignorei o fato de sentir medo. Eu podia jurar de pés juntinhos que só tinha medo de barata, só pra não dizer que não tinha medo algum e parecer mais normal, vamos dizer assim. O único porém disso é que ignorando o medo, passando batido por ele, fazendo de conta que ele nunca estava por ali, juntinho de mim, ele foi ganhando forças, até que muito bravo comigo e com toda a minha soberba resolveu dar as caras como se estivesse de mim se vingando.

Taquicardia.

Sudorese.

Falta de ar.

Enjoo.

Poderia também jurar que estava morrendo. A sensação era exatamente essa. Não consigo descrever de outra forma. Só que eu não morri, portanto segui tentando ignorá-lo. Tive outras crises como essa durante muitas noites sem saber do que se tratavam, sem saber do seu real significado: eram a manifestação física do medo. Já que não queria olhar para o medo, ele se fez visível.

Chame do que quiser: crise de ansiedade, pânico… Eu mesma chamei de intolerância à lactose por um tempo, em mais uma tentativa frustrada de ignorar meu medo. Somente quando pude reconhece-lo, chama-lo de medo, cumprimenta-lo por assim dizer, é que as crises sumiram. Eu havia decidido ser educada com ele, respeitá-lo, no mínimo cumprimenta-lo quando ele dava às caras.

Passado um tempo dessa amizade com o medo, afinal, quanto mais eu o cumprimentava mais ele me deixava em paz, resolvi chama-lo para uma conversa.

Eu: Medo, por que está sempre por aqui?

E ele me disse: Sou importante!

Eu: Importante?

Ele: Sim. Você precisa de mim, mas quanto mais me ignora maior é o seu sofrimento.

Perguntei: O que eu temo?

Ele disse: A dor! E me perguntou: O que é dor para você?

Eu respondi: É a morte.

A morte, pelo menos a física, sempre foi para mim a única certeza da vida. A única verdadeira garantia. Contudo, passar a vida com medo da morte a partir daquele momento começava a não fazer lá muito sentido. E agora, passado mais tempo ainda dessa conversa com o medo, e de outras tantas que mantive e ainda mantenho com ele, só posso concluir que passar a vida com medo de sentir dor é mesmo uma baita ilusão.

O seu, o meu e o medo de todos é o de sentir dor, seja ela qual for. O que é dor para você? Não sei e nem preciso saber. Mas ouso dizer que não há um ser na face deste planeta que não a experimente.

Nascer é doído.

Mudar é doído.

Perder um emprego é doído.

Perder quem se ama é doído, mas nem por isso deixamos de querer viver e de querer mais e mais da vida, mesmo com a plena consciência de que a morte baterá à sua e a minha porta.

A dor é inevitável e só quando a vivencio também posso experimentar a alegria que é a chegada de uma criança na família, a sensação de realização ao conquistar um novo trabalho, o prazer de me apaixonar de novo depois do fim de um relacionamento, a benção de fazer uma mudança que me traz mais paz, segurança e felicidade.

Sentir dor não te matará, mas tentar evita-la a qualquer custo certamente te fará morto em vida.

Cumprimente seu medo. Ele tem muito a ensinar sobre sua coragem, que somente te será apresentada se puder não ignorá-lo.

by Janaina Velloza

Formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana e Woman To Be, analista comportamental formada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), membro da ICF (Internacional Coach Federation) em processo de certificação. Idealizadora do workshop “Dando um novo sentido ao trabalho” e do Programa “Coaching no Escritório“, atualmente cursando o Programa Pathwork de Transformação Pessoal.

ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.
ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?