5 inimigos da sua satisfação profissional

outubro 2, 2020by Janaina Velloza

http://https://youtu.be/3mkXtYf4twM

Pode ser que você esteja se deparando com alguns obstáculos não tão conscientes na sua busca por satisfação no trabalho. Vamos checar se reconhece algum?

 

  1. Achar que está velho para mudar

Velho? O que é estar velho afinal? Pois já ouvi isso de bastante gente com menos de 30 anos. Pensar assim pode impedir você de dar um passo rumo a uma mudança profissional. A sensação de que poderá perder muito do que conquistou, como um bom salário, bônus ou um alto cargo, pode ser o maior obstáculo para buscar por uma jornada que te faria mais sentido em outros tantos aspectos.

Normalmente quem pensa assim pode também imaginar que vai jogar todo o caminho percorrido até aqui no lixo.

Ao contrário do que você imagina, sua experiência anterior seja ela qual for é algo que conta muito a seu favor. Te trouxe até aqui e merece sim ser reconhecida antes de mais nada por você mesmo.

 

  1. Se queixar o tempo todo

É claro que se queixar da situação de insatisfação é normal, eu diria que é legítimo o ato de se queixar, só muito cuidado pra não ficar só na queixa. Além do risco de afastar até pessoas queridas de você, vai minando sua energia, a ponto de você só ter força é pra continuar se queixando da situação.

Se você está se reconhecendo aqui, para tudo.

Da próxima vez que pensar em fazer um “resmungo”, por menor que seja e mais inocente que te pareça, silencie! Silencie-se e use essa energia que despenderia na queixa para descobrir o primeiro passo a ser dado na busca por essa desejada satisfação.

 

  1. Achar que precisa dar um passo enorme nessa direção, ex.: mudar de profissão

Realmente pensar assim pode te fazer sentir muita preguiça de dar qualquer passo pra mudar a situação atual. Pensar que precisa fazer uma mudança super radical pra dar conta da questão só te afasta ainda mais da solução.

Quem foi que disse que só existe esse caminho pra insatisfação da qual se queixa?

Eu sempre repito por aqui que na maioria dos meus atendimentos o que vejo acontecer não são escolhas por transformações radicais, assim como a que eu mesma fiz.

Satisfação profissional, na minha visão é uma questão que precisa ser solucionada de dentro para fora de você e não o contrário.

 

  1. Achar que satisfação no trabalho é ilusão

Trabalho mesmo serve é só pra pagar as contas? Não há nada de errado nessa forma de pensar, mas se uma parte de você, por menor que seja, já se imaginou fazendo um trabalho com mais sentido e toda vez que essa ideia passa por sua cabeça, ao mesmo tempo uma voz te diz: “Isso não existe!” Ou “Isso é ilusão!”… Atenção. Alimentar esse crença só te afasta de dar um primeiro passo rumo a uma mudança.

Será que todas as pessoas que fizeram algum movimento de mudança profissional pensavam como você? O que será que elas pensam hoje?

 

  1. Achar que vai resolver isso sozinho

Eu não estou dizendo que você precisa de ajuda profissional pra isso.

Mas ficar se debatendo com os próprios pensamentos muito provavelmente só vai te fazer andar em círculos.

Pra buscar as rotas de fuga, tangenciar às curvas desse círculo vicioso de pensamentos sobre o tema, peça ajuda.

Busque pessoas em quem confia pra conversar , questione-as sobre o que fariam no seu lugar pra buscar respostas.

Não é pra só levar em consideração a opinião alheia, mas também não dá pra acreditar que o “problema” será resolvido no mesmo estado mental em que foi criado, já dizia Einstein.

Abra-se a outras ideias para, quem sabe, transformar seu estado mental, expandindo-o. Outras possibilidades surgirão de como criar criar a sua solução rumo à satisfação que deseja.

Pode ser que durante a leitura se deu conta de algum outro obstáculo que enfrenta, se quiser pode compartilhar aqui comigo.

by Janaina Velloza

Formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana e Woman To Be, analista comportamental formada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), membro da ICF (Internacional Coach Federation) em processo de certificação. Idealizadora do workshop “Dando um novo sentido ao trabalho” e do Programa “Coaching no Escritório“, atualmente cursando o Programa Pathwork de Transformação Pessoal.

ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.
ENTRE EMContato
Atendimento com horário marcado.
NOSSOEscritório
https://janainavelloza.com/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
SIGANossas Redes Sociais
Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

© Janaina Velloza. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Estúdio Copacabana.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?